Para quem o curso é indicado?
Para quem quer aprender a profissão de pizzaiolo e não tem experiência no setor.
Para os já pizzaiolos que aprenderam a arte somente na prática e desejam adquirir métodos e conhecimentos teóricos e práticos para melhorar o produto que já fabricam.
Para proprietários de pizzarias e restaurantes que desejam se apropriar do conhecimento sobre produção de pizzas da qualidade.
Duração
A duração é de 40 horas, sendo 10h de parte teórica e 30h de prática.
Certificado
Durante o curso é realizada uma prova teórica e um prova prática para a verificação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno. O aluno deve alcançar nota mínima de 7,0 (sete) na prova teóricar para ser considerado aprovado no Corso di Base e estar apto a receber seu certificado.
Descrição do curso
O Corso Base é uma etapa fundamental na construção do conhecimento de qualquer pizzaiolo que deseja fazer pizzas diferenciadas e de alta qualidade. Pizzaiolos mundialmente reconhecidos e campeões internacionais como Tony Gemignani, Giorgio Sabbatini e Ricardo la Rosa, entre outros, participaram do Corso di Base da Scuola Italiana Pizzaioli.
O curso tem como foco ensinar a identificar e reproduzir a essência de uma pizza de qualidade, mostrando e aplicando as ferramentas necessárias para tal processo.
Indicado para iniciantes que querem entrar no mundo da pizza, para donos de restaurantes e para pizzaiolos já experientes que buscam uma base sólida de conhecimento, para entender onde e por que ocorrem os erros que afetam o produto.
Acreditamos que fazer pizzas de qualidade é fruto de conhecimento e experiência, e não há uma receita única para isso! A pizza é o artigo gastronômico mais difuso no mundo, assumindo formas e estilos diferentes, como resultado das tradições, cultura, ingredientes e gostos locais! Porém, para concretizar a didática, usamos como base a pizza Clássica Italiana e a Pizza Napoletana.
Vamos abordar cada ponto que envolve o processo de confecção de uma pizza, descontruindo seus elementos, analisando-os por diferentes ângulos, e depois reconstruindo de forma coletiva por meio da troca de experiências para chegar num novo e profundo entendimento.
Uma vez formado, o aluno poderá usar sua própria inspiração para fazer o tipo de pizza que desejar e até mesmo usar sua criatividade para desenvolver seu próprio estilo!
Programa do curso
Parte teórica
-
Cereais: trigo e farinha. Produção, grau de refino, fichas técnicas, método de armazenamento e conservação.
-
Farinhas: características organolépticas, proteínas, glúten, amido, enzimas.
-
Fermento
-
Sal
-
Água e características organolépticas. O cálculo da temperatura da água para o manejo das massas
-
Gorduras
-
Fermentação
-
Maturação
-
Métodos direto e indireto
-
Equipamentos da pizzaria
-
Fornos: elétrico, a gás e a lenha: características e métodos de cozimento
Parte prática
-
Fazendo a massa na masseira
-
Preparação e formação das bolas de massa
-
Manuseio e abertura da massa
-
Processos diretos e indiretos (poolish e biga)
-
A gestão da massa com controle refrigerado
-
Os condimentos
-
Abertura, condimentação e coccção das pizzas
-
Exame teórico e prático